As boas práticas foram apresentadas em uma cerimônia realizada durante a COP29 em Baku, Azerbaijão, em 13 de novembro.
13 de novembro, Baku - Pontes foi reconhecido pelo seu estudo de caso 'Jornada de Descarbonização, que aborda as iniciativas realizadas pela Pontes com o objetivo de reduzir suas emissões, levando a neutralizar suas emissões operacionais, além de reconhecer o plano que foi traçado para envolver seus fornecedores nessa jornada de descarbonização. Pontes recebeu o reconhecimento durante cerimônia realizada na COP29 em Baku, Azerbaijão. A Conferência das Partes é um dos eventos mais importantes do mundo para convocar diversos setores da sociedade à ação para combater a crise climática.
“A lógica por trás de qualquer ação que tomamos é que temos que dar mais do que tiramos do nosso planeta. Mais do que ser uma responsabilidade, vemos uma oportunidade como empresa de contribuir para a preservação do nosso bioma.”
Lais Pontes, CSO da Pontes
Para que as iniciativas mencionadas fossem reconhecidas, a empresa precisava ser participante de um dos Movimentos da estratégia Ambição 2030 do Pacto Global da ONU - Rede Brasil, vinculados à área de Meio Ambiente: + Água, Ambição Net Zero e Conexão Circular. Para participar dos Movimentos Ambição 2030, as empresas precisam assinar uma carta de compromisso, assumindo metas públicas relacionadas a cada área do Movimento que aderiram e começar a participar de uma jornada de construção de conhecimento para apoiá-las no alcance dessas metas. Os projetos foram inscritos entre 9 e 30 de agosto. As submissões foram entregues aos participantes e comitês consultivos dos Movimentos e, em seguida, enviadas a uma comissão especial de avaliação formada por especialistas na área. O objetivo do reconhecimento é dar visibilidade e promover ações dentro de cada um dos temas das iniciativas.
Por dois anos consecutivos, Pontes teve suas emissões verificadas e publicadas, comprovando a neutralização de suas emissões (escopo 1 e 2), recebendo o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol. Essas conquistas foram possíveis por meio da implementação do plano de descarbonização, que inclui investimentos em energia 100% renovável e equipamentos mais eficientes. O compromisso da Pontes com a descarbonização vai muito além dos seus escopos 1 e 2; desenvolveu um plano de engajamento para sua cadeia de suprimentos por meio da educação climática e da elaboração de um inventário de emissões para pequenos produtores rurais.
"Esse tipo de reconhecimento não é apenas uma forma de incentivar boas práticas, mas também serve para disseminar materiais, inspirar iniciativas e conectar empresas que caminham em direção a um objetivo comum: proteger o meio ambiente", acredita Mônica Gregori, COO e Diretora de Impacto da rede brasileira do Pacto Global.
As boas práticas foram escolhidas em diferentes categorias: Guardiões da Água, divididas nas categorias Resiliência Hídrica e Saneamento Básico; Guardiões do Clima, nas categorias Descarbonização das Empresas (Grandes Empresas) e Descarbonização das Pequenas e Médias Empresas; e Guardiões da Conexão Circular, nas categorias Gestão de Resíduos e Economia Circular.
Sobre o Pacto Global da ONU
Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global da ONU é um chamado para empresas ao redor do mundo alinharem suas operações e estratégias com dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 20,000 participantes em 62 redes cobrindo 77 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Há também 5 Hubs em diferentes regiões do mundo e 14 gerentes regionais responsáveis pelo processo de implementação em mais 20 países. Para mais informações, siga @globalcompact nas redes sociais e visite o site em www.ungglobalcompact.org.
O Pacto Global da ONU - Rede Brasil foi criado em 2003, e hoje é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 2,000 participantes. Os mais de 60 projetos conduzidos no país abrangem principalmente os seguintes temas: Água e Saneamento, Alimentação e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalonubr nas redes sociais e visite o site em www.pactoglobal.org.br.