“Nossas ações para melhorar as condições de trabalho tornaram-se referência de responsabilidade social no setor de carnaúba.”

A Pontes Indústria recebeu a certificação Benchmarking da instituição Benchmarking Brasil pelo seu programa Pontes para Crescimento, e se junta ao rol de 2019 Melhores Práticas Socioambientais do Brasil. A Pontes foi selecionada para certificação no Objetivo 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.

DSC_1951 800

O Que Fazemos

A Pontes Indústria, e a equipe Pontes, compartilham um comprometimento com a melhoria das condições econômicas e sociais das comunidades locais as quais contribuem com a economia da Carnaúba. Este comprometimento é fornecido através do programa “Pontes Para o Crescimento”.
O “Pontes Para o Crescimento” assume iniciativas projetadas para o empoderamento das pessoas que trabalham nos campos de extração, incentivando as melhores práticas de trabalho, saúde e segurança e abrindo oportunidades educacionais.

Resultado parcial da CAMPANHA deste ano desde Junho de 2019.

 
40+ Eventos
 
Estados: Ceará, Piauí, Maranhão & Rio Grande do Norte
 
12700+ Kits de equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos distribuídos

2019 Programme

“A Pontes Indústria está trabalhando pela promoção de uma mudança real.”

Quarto Ano de Atividade

Em seu quarto ano de programa Pontes para o Crescimento, a Pontes mostra mais uma vez seu comprometimento com os princípios éticos do biocomércio, assim como seu respeito pelas pessoas, pela biodiversidade e pelo bioma Caatinga, tudo isso através da execução de uma ampla gama de atividades interativas.

Nossa Equipe

O conhecimento é repassado por meio de palestras socioeducativas ministradas por uma equipe qualificada de 19 profissionais:

  • Engenheiro da Saúde e Segurança
  • Engenheiro Mecânico
  • Engenheiro Ambiental
  • Engenheiro Agrícola
  • Engenheiro de Alimentos
  • Advogado Trabalhista
  • Gerentes de Controle de Qualidade
  • Equipe de Responsabilidade Social 
  • Profissional de Primeiros Socorros

Máxima Participação e Impacto

A equipe da “Pontes para o Crescimento” está se reunindo com os trabalhadores nos campos dos estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, facilitando a participação de um maior número de pessoas envolvidas na extração de cera de carnaúba.

A Pontes trabalha em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) desde 2016,para combater qualquer forma de trabalho escravo. A campanha de 2018 é uma extensão desse trabalho, que visa ao empoderamento dos trabalhadores, conscientizando-os sobre a sua importância social e promovendo o reconhecimento de que esta é a única maneira de promover uma mudança real.

Nossas atividades

Nossos Resultados

Colaboradores mais conscientes com relação ao uso de EPIs.

Surgimento de novos produtores após atividades provando o potencial do treinamento como ferramenta para desenvolvimento econômico.

Participantes treinados pelos programas do ano anterior replicaram o conhecimento adquirido motivando o interesse de novos colaboradores rurais.

Produtores locais estão bem informados e mais ativos na tomada de decisões. 

Melhoria de sua receita e qualidade de vida.

Mais transparência na cadeia de suprimento.

Colaboradores mais conscientes com relação a seus direitos e funções.

Maior conscientização sobre a importância da preservação da Carnaúba e seu ambiente social.