A Pontes Indústria é uma empresa familiar de cuja história nos orgulhamos. Fundada com base em tradição, integridade e excelência, é reconhecida como uma empresa que investe nas pessoas e no meio ambiente, e que luta por aquilo em que acredita. Além disso, baseia-se em princípios éticos de bionegócio, que incluem o respeito pelas pessoas e pela biodiversidade.

A empresa promove atividades relacionadas a conservação ambiental, educação e uso de tecnologias sustentáveis, com foco na sustentabilidade social das comunidades locais da cadeia produtiva da carnaúba. Através de suas atividades e eventos, a Pontes Indústria busca melhorar a qualidade e o padrão de vida das comunidades produtoras de carnaúba no nordeste brasileiro.

A Pontes Indústria acredita que é essencial garantir uma cadeia produtiva única, exclusiva e responsável, até a porta do cliente. Nesse intuito, busca sair na frente quando se trata de avanços tecnológicos, regulamentações e padrões internacionais.

Pontes indústria e a união da ilha fazem bonito no carnaval do Rio de Janeiro 2019

Pontes indústria e a união da ilha fazem bonito no carnaval do Rio de Janeiro 2019

A Pontes Indústria de Cera participou com muita alegria do carnaval do Rio de Janeiro 2019, através do apoio ao desfile da União da Ilha do Governador que levou ao Rio de Janeiro a árvore da carnaúba como destaque em fantasias e alegorias.

 Na madrugada do dia 4 de março, a escola contou na Sapucaí uma proposta lúdica sobre a cultura do Ceará com o enredo “A peleja poética entre Rachel e Alencar no avarandado do céu”, louvando os encantos da terra e exultando a grandeza do povo cearense, trazendo a beleza do artesanato local para a Marquês de Sapucaí.

UEBT - The Union for Ethical BioTrade

UEBT - The Union for Ethical BioTrade

A Pontes Indústria de Cera tem o orgulho de se tornar a primeira fabricante de cera de carnaúba a adquirir o status de membro UEBT. Continuando a liderar no mercado, a Pontes Indústria tem um compromisso com os princípios e critérios da UEBT, o que reafirma seu foco em uma produção sustentável baseada no respeito pelas pessoas e pela biodiversidade.

 A membresia é mais um reconhecimento do nosso modo ético e sustentável de fazer negócios e fortalece o compromisso da Pontes Indústria com padrões internacionais de práticas de negócios.

TAC

TAC

Sempre à frente nO mercado, a Pontes trabalha em parceria com o Ministério do Trabalho (MPT) desde 2016, quando firmou um compromisso formal com o MPT para combater qualquer forma de trabalho infantil e escravo.

 

SEDEX

SEDEX

A Pontes também é membro da Sedex, a maior plataforma colaborativa do mundo para a partilha de dados sobre fornecimento responsável nas cadeias de suprimento.

 

 

Uso ambientalmente correto de recursos naturais

Uso ambientalmente correto de recursos naturais

O processo de produção da Pontes Indústria conta com energia autossuficiente. O processo utiliza caldeiras de alta eficiência, que garantem a queima limpa de biomassa. As caldeiras produzem vapor, que é convertido em energia térmica, mecânica e elétrica.

Além disso, a empresa possui um sistema de reúso de água, um sistema de água condensada que a direciona de volta ao ciclo, promovendo seu reaproveitamento.

A Pontes Indústria está comprometida com o tratamento responsável desses recursos e com um processo de melhoria contínuo.

Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo

Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo

A Pontes Indústria trabalha em parceria com o Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPACTO). O instituto tem como objetivo unir o setor privado e as organizações da sociedade civil, para prevenir e erradicar o trabalho escravo nas cadeias produtivas.

Initiative for Responsible Carnauba

Initiative for Responsible Carnauba

A Pontes Indústria é membro da Iniciative for Responsible Carnauba.

 As organizações que participam dessa iniciativa apoiam os fornecedores na melhoria das condições de vida nas áreas produtivas de cera de Carnaúba, e ajudam a encontrar novas abordagens para os diversos desafios sociais e ambientais na indústria. O objetivo é promover uma produção responsável de cera de carnaúba, que respeite as demandas das pessoas e ajude a preservar a biodiversidade nas áreas produtoras de cera de carnaúba, no bioma da Caatinga, localizado no nordeste brasileiro.

 A Pontes participa dessa iniciativa como produtora de cera de carnaúba, com foco em sustentabilidade e rastreabilidade. A empresa dá apoio à sua cadeia produtiva com soluções práticas, promovendo o respeito pelas pessoas e pela biodiversidade.

Carnaúba Sustentável

Carnaúba Sustentável

A Pontes Indústria firmou parceria com a Associação Caatinga, ONG local dedicada à proteção da carnaúba, e com o Sindcarnaúba. Essa parceria, chamada Carnaúba Sustentável, ajudou a empresa a melhorar e canalizar algumas de suas atividades, como a instalação de fogões, cisternas e sistemas de água ecoeficientes nas comunidades. Com isso, são oferecidos também materiais didáticos, suporte técnico e oficinas sobre a importância da Carnaúba e a implementação de tecnologias sustentáveis.

Pontes para o Crescimento

Pontes para o Crescimento

Mais do que uma ação educativa, a campanha Pontes Para o Crescimento é uma coleção de ideias desenvolvidas para capacitar indivíduos nos campos de extração de carnaúba. No terceiro ano de atividade, em 2018 a campanha é a maior ação já realizada no campo, e foi mais longe esse ano para mostrar seu compromisso com os princípios éticos do bionegócio, assim como seu respeito pelas pessoas e pela biodiversidade, tudo por meio da execução de uma ampla variedade de atividades práticas.

Minha Carnaúba

Minha Carnaúba

O projeto Minha carnaúba leva aulas de Fotografia para escolas em localidades remotas de nossas vastas regiões produtoras. Iniciativa esta que estimula a criança a nos contarem sempre suas histórias de seu convívio com a região. Com essas crianças, reafirmamos nosso amor pela carnaúba – não sem razão conhecida por todos como “ Árvore da Vida” -, bem como sua importância para nossa comunidade.

Programa Jovem Aprendiz

Programa Jovem Aprendiz

Em parceria com o governo brasileiro, a Pontes investe no programa Jovem Aprendiz. Esse programa posiciona estudantes no mercado de trabalho, ajudando-os a ganhar conhecimento de maneira teórica e prática.