Pontes indústria e a união da ilha fazem bonito no carnaval do Rio de Janeiro 2019

A Pontes Indústria de Cera participou com muita alegria do carnaval do Rio de Janeiro 2019, através do apoio ao desfile da União da Ilha do Governador que levou ao Rio de Janeiro a árvore da carnaúba como destaque em fantasias e alegorias.

Na madrugada do dia 4 de março, a escola contou na Sapucaí uma proposta lúdica sobre a cultura do Ceará com o enredo “A peleja poética entre Rachel e Alencar no avarandado do céu”, louvando os encantos da terra e exultando a grandeza do povo cearense, trazendo a beleza do artesanato local para a Marquês de Sapucaí.

Diz a lenda que, na região cearense de Ipu, havia um dragão que guardava em uma gruta um tesouro, que foi roubado por um imigrante holandês e que o enterrou em frente à igreja de São Sebastião. O conto inspirou o abre-alas da União da Ilha, todo forrado na palha de carnaúba, uma das mais altas estruturas do Carnaval.

Um grande protagonista da vida real da cera de carnaúba é o homem do campo (mais especificamente o extrativista), que tem a palha da carnaúba como principal fonte de renda, e é conhecida como a “árvore da vida” porque dela tudo se aproveita.

A cera extraída da palha é o produto mais nobre da carnaúba, que sai da lavoura em forma de pó. Após seu beneficiamento, o produto é aproveitado em indústrias de medicamentos, cosméticos e automotivas. Além disso, a palha também vira artesanato, como esteiras, cestos, bolsas, chapéus, surrões, tapetes, cangalhas entre outros produtos que são comercializados no Ceará. O que sobra da palha ainda vira bagana, um subproduto de muita utilidade na agricultura.

No total, foram mais de 15 mil peças de artesanato, como descanso de pratos de palha, flores de palha e franjas de carnaúba colhidas por unidades de artesãos que se engajaram nesse processo. Gerou uma cadeia produtiva e essa interação com o Rio de Janeiro”.

Fonte:

https://noticias.uol.com.br/carnaval/2019/noticias/redacao/2019/03/05/correndo-por-fora-uniao-da-ilha-celebra-o-ceara-e-sua-literatura.htm

http://www.jornalfloripa.com.br/geral/uniao-da-ilha-do-governador-aposta-em-15-mil-pecas-artesanais-do-ceara-para-o-desfile-de-2019/

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/regiao/derivados-da-carnauba-geram-emprego-e-renda-para-agricultores-1.1081472

 Veja algumas fotos do desfile: