“Nossas ações para melhorar as condições de trabalho tornaram-se referência de responsabilidade social no setor de carnaúba.”

A Pontes Indústria recebeu a certificação Benchmarking da instituição Benchmarking Brasil pelo seu programa Pontes para Crescimento, e se junta ao rol de 2019 Melhores Práticas Socioambientais do Brasil. A Pontes foi selecionada para certificação no Objetivo 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.

DSC_1951 800

O Que Fazemos

A Pontes Indústria, e a equipe Pontes, compartilham um comprometimento com a melhoria das condições econômicas e sociais das comunidades locais as quais contribuem com a economia da Carnaúba. Este comprometimento é fornecido através do programa “Pontes Para o Crescimento”.
O “Pontes Para o Crescimento” assume iniciativas projetadas para o empoderamento das pessoas que trabalham nos campos de extração, incentivando as melhores práticas de trabalho, saúde e segurança e abrindo oportunidades educacionais.

Resultado parcial da CAMPANHA deste ano desde Junho de 2019.

 
40+ Eventos
 
Estados: Ceará, Piauí, Maranhão & Rio Grande do Norte
 
12700+ Kits de equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos distribuídos

Programa 2019

“A Pontes Indústria está trabalhando pela promoção de uma mudança real.”

Quarto Ano de Atividade

Em seu quarto ano de programa Pontes para o Crescimento, a Pontes mostra mais uma vez seu comprometimento com os princípios éticos do biocomércio, assim como seu respeito pelas pessoas, pela biodiversidade e pelo bioma Caatinga, tudo isso através da execução de uma ampla gama de atividades interativas.

Nossa Equipe

O conhecimento é repassado por meio de palestras socioeducativas ministradas por uma equipe qualificada de 19 profissionais:

  • Engenheiro da Saúde e Segurança
  • Engenheiro Mecânico
  • Engenheiro Ambiental
  • Engenheiro Agrícola
  • Engenheiro de Alimentos
  • Advogado Trabalhista
  • Gerentes de Controle de Qualidade
  • Equipe de Responsabilidade Social 
  • Profissional de Primeiros Socorros

Máxima Participação e Impacto

A equipe da “Pontes para o Crescimento” está se reunindo com os trabalhadores nos campos dos estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, facilitando a participação de um maior número de pessoas envolvidas na extração de cera de carnaúba.

A Pontes trabalha em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) desde 2016,para combater qualquer forma de trabalho escravo. A campanha de 2018 é uma extensão desse trabalho, que visa ao empoderamento dos trabalhadores, conscientizando-os sobre a sua importância social e promovendo o reconhecimento de que esta é a única maneira de promover uma mudança real.

Nossas atividades

Oops...
Slider with alias crescimento pt not found. Click here to learn how to import your demo sliders.

Nossos Resultados

Colaboradores mais conscientes com relação ao uso de EPIs.

Surgimento de novos produtores após atividades provando o potencial do treinamento como ferramenta para desenvolvimento econômico.

Participantes treinados pelos programas do ano anterior replicaram o conhecimento adquirido motivando o interesse de novos colaboradores rurais.

Produtores locais estão bem informados e mais ativos na tomada de decisões. 

Melhoria de sua receita e qualidade de vida.

Mais transparência na cadeia de suprimento.

Colaboradores mais conscientes com relação a seus direitos e funções.

Maior conscientização sobre a importância da preservação da Carnaúba e seu ambiente social.